No reino da botânica cada planta tem um nome próprio, mas nós encontramos muitas plantas batizadas com um nome popular. Todos a conhecem, por escutar ou falar corriqueiramente, podendo variar de nome de região para região dentro de um mesmo país. O outro,o nome próprio, é o nome científico que nem todos sabem que é criado por especialistas que usam os conhecimentos da chamada Classificação Sistemática ou Taxonomia Vegetal.
Esta orquídea é Paphiopedilum, mas seus nomes populares são vários: Sapatinho, Queixuda, Sapatinho-de-Dama, Sapatinho-de-Princesa e Sapatinho-de-Nossa Senhora.
Como o povo é sábio e facilita, ou melhor dizendo, para memorizar mais rápido associa a forma de suas flores com um tipo de sapatinho ou de um queixo. Isto por seu belo labelo que parece uma taça , a sépala dorsal proeminente e as sépalas laterais fundidas e discretas atrás do labelo. As folhas são rígidas, cerosas ou coriáceas, de verde brilhante ou manchadas.
O gênero compreende entre 60-80 espécies, distribuídas desde a Índia à China e às Ilhas Salomão. A característica mais distintiva deste gênero é o estame reduzido em forma de placa, no centro da flor. As flores podem apresentar cores, formas e texturas variadas de acordo com a espécie, variedade ou híbrido.
Graça a mãe natureza fui presenteada com muitas flores este ano.