Por ser uma Cucurbitácea, isto é, o chuchu pertence à uma família onde o conteúdo de água é grande, mas bem saboroso como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia. Além de ser fonte de vitaminas, minerais e fibras, claro baixa calorias.
No entanto, é versátil na cozinha, preparo fácil por ter uma característica de absorver temperos e vai bem em saladas, com carnes, com ovos, etc.
Seu fruto pode ter a casca clara ou escura, prefiro o verde bem escuro, por ter uma consistência mais rígida, além da cor após o cozimento dar degrade do verde.
Nestas duas saladas, nada mais fiz do que acrescentar os temperos.
CHUCHU E PIMENTÕES |
Fácil assim: fatiado e cozido em água já quente com sal, preparado com pimentões verde e amarelo refogados no azeite e pimenta do reino.
CHUCHU E CEBOLA |
Simples assim: cortado em rodelas e cozidos em água já quente e sal, Depois temperado com cebolas cozidas, óleo, pimenta e orégano.
É um excelente acompanhamento para um bife, ou frango assado ou até uma omelete.
.........................
Na linguagem popular encontramos muitas vezes o chuchu sendo usado de forma jocosa ou, graciosa. Prefiro quando o termo é para designar uma pessoa querida, encantadora.
Espero que um dia o chuchu - hortaliça - terá seu dia de glória, de carinho e não mais será o sem gosto, sem sabor. Bom apetite!