A grandeza desta flor é dada pela parte branca, que é uma folha modificada e suas flores estão reunidas na espádice, aquela parte compridinha amarela, toda cheia de sementes que fica envolta na folha branca.
Gosto de lendas por serem histórias do imaginário popular que, de forma espontânea, relatam como tudo começou, originou.....
Minha busca na biblioteca virtual encontrei estas duas lendas:
Na América Central, por volta de 1500, os espanhóis queriam invadir um templo sagrado indígena para destruí-lo e roubar o seu tesouro. Mas uma jovem índia se jogou na frente do local sagrado e exclamou: Aqui vocês não entram! Então esta moça foi morta e, no mesmo instante em que o seu corpo caiu no chão, se transformou numa flor branca que foi chamada de lírio-da-paz.
Oxum e Oxossi eram duas entidades que viviam no meio da floresta. Eram casados, mas não podiam ter filhos. Fizeram então uma oração para Oxalá pedindo uma criança. Certo dia, Oxossi estava passeando na selva e escutou um choro de bebê que vinha de dentro de um lírio. Ela abriu as pétalas desta flor e viu que dentro da planta havia um bebê, que foi adotado e recebeu o nome de Logudené. Quanto à flor, ela recebeu o nome de lírio-da-paz. Segundo a lenda, Logudené vive seis meses como homem e seis meses como mulher e quem tem um lírio-da-paz em casa é protegido por esta entidade.