...viajar, cozinhar, tricotar /croché, fotografias, jardinagem, zapar pela internet,
e mais outras e outras.....

15/03/2012

GRAFITE, ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO


O grafite na cidade é uma arte que mexe com cada um que circula pelas suas ruas e avenidas. Muitos não gostam, consideram pichações por deixar a cidade suja e feia, não os consideram artistas, mas vândalos.








Mas... não será a arte transgressora? 

O grafite incomoda a muitos, mas será que, a mensagem que está lá na parede das ruas, não foi o que incomodou?

O desenho ou uma palavra pode fazer a diferença ali, naquele muro, que você acabou de vê. Ontem, você no seu posante carro, ali estava um muro branco e limpo, e hoje você foi tocado por algo, seja lá sujo ou belo,não é mais o branco ou cinza....




Esta arte é antiga, há vestígios dela desde o Império Romano. Nos dias de hoje são os jovens que expressam suas presenças nas paredes da cidade formatando suas histórias em quadrinhos do mundo que vive. 

Preste bem a atenção: a expressão lá no muro é a representação da opressão que o jovem enfrenta no seu dia-a-dia,  refletindo a realidade da sua vida.

Talvez muitos não concordam, pois foram jovens e não saíram pichando muros, monumentos, ruas, etc. Só que muitos esquecem que não tínhamos como se expressar, a ditadura não permitia ficar em grupos na porta da escola. Quem não teve medo das ruas? Naquele tempo a cidade era branca e cinza, era bem limpa, mas não ouvi dizer que era bonita. Sempre ouvi que Sampa é uma cidade cinza, e cinza não faz uma cidade bonita.


O que a nossa cidade oferece a nós? e aos jovens?

Os grafiteiros ou os vândalos estão dando a resposta. Ontem eles usavam latas de spray, sendo um jato pequeno, eles conseguiam controlar melhor a tinta do desenho e das palavras. Hoje, eles usam os  extintores e borrifadores de plantas a fim de se expressar mais rapidamente e  seus desenhos e letras são enormes e borrados pela dificuldade de controlar o jato da tinta. Parece que agora eles estão gritando pela cidade. 


 Eu fotografei estes grafites aqui na praça onde eu gosto de fazer minha caminhadas.


Bem..... não sei quem é o  writter (grafiteiro), nem sei se é um bite (imitação de alguém), ou se é um crew (conjunto de grafiteiros que se juntam para pintar na praça). Há  uma tag em uma das fotos ( assinatura do grafiteiro), mas desconheço se é um toy (iniciante) e minha praça é um spot (lugar para pratica do grafismo).