...viajar, cozinhar, tricotar /croché, fotografias, jardinagem, zapar pela internet,
e mais outras e outras.....

19/11/2016

PAZ NA COZINHA


Há tempo que não escrevo nada sobre culinária. Ontem para acalmar meus nervos por tantas tramoias que acontecem neste meu amado país, fui para cozinha fazer salada e uma sopa. Salada e sopa? Sim, nada como limpar, descascar, picar legumes, cebolas e folhas para "relaxar a mente". Pegar uma faca e fatiar todos alimentos exige uma concentração que faz esquecer os absurdos que rondam o cotidiano. Além de esperar o fogo realizar o preparo da cocção dos alimentos, temos que aguardar pacientemente o final desta etapa.

Há outras formas para descontrair a mente. Certo, mas...... 



A cozinha é um excelente lugar para encontrar a paz, alguém já disse isto em algum lugar. Paciência, atenção, criatividade, bom senso, autocontrole devem estar neste momento na prática culinária, caso contrário, por uma pitada de sal errada poderá acabar com toda a alimentação preparada. Veja bem, por uma pitada de sal poderá perder tudo! 

É na cozinha que - ao combinar alimentos - fazemos mágica ou química com resultados fabulosos, se bem que também pode ocorrer um grande desastre. É um local maravilhoso, glória e derrota podem ocorrer. 



Na faca foram cenouras, chuchu, pimentão amarelo, abobrinha, batata, cebola, alho-poró, beterraba. 

Para o fogo foi a sopa de cenouras, metade do chuchu, abobrinha, cebola, uma parte de alho-poró, batata, ervilha seca, macarrão e caldo de frango (aquele fácil, comprado em quadradinho) e óleo.

Salada: uma de chuchu, outra de beterraba e a crua: cenoura crua cortada em fatias, pimentão, alho-poró, cebolinha, cebola e alface. Tempero coloco na hora.




Para finalizar cito um filósofo extremamente pessimista,Arthur Schopenhauer:
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz."